Tantas vezes / digo ao orvalho / sou como tu
José Tolentino Mendonça, in “A Papoila e o Monge”
Quem sou eu?
Se é verdade que os caminhos que percorremos nos definem e revelam a nossa essência, partilho aqui um pouco sobre mim:
Chamo-me Andreia Vieira, tenho 47 anos, sou casada e mãe de uma adolescente que amo com todo o coração. Como terapeuta transpessoal, proponho-me ajudar quem atravessa momentos de crise ou quem pretende levar a cabo um processo de autoconhecimento profundo, com vista a tornar-se mais consciente e presente na vida – na própria e na dos outros.
Como cheguei até aqui?
Nasci numa terra de mar, pesca e nostalgia, de onde saí, aos 17 anos, para frequentar o ensino superior, em Lisboa.
Otimista desde o primeiro segundo de vida, cedo descobri que além de conseguir ver sempre o melhor dos outros, tinha também uma forte apetência para ouvir histórias, bem como para as escrever. Sendo eu uma leitora convicta, rapidamente percebi e decidi que a minha vida profissional iria passar pela escrita. E passou mesmo. Aliás, ainda passa.
O meu caminho académico foi percorrido na área da comunicação (licenciatura em Comunicação Social e mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação), tendo escrito e investigado sobre saúde durante cerca de duas décadas, primeiro como jornalista, depois como produtora de conteúdos.
A partir de certa altura, quando percebi que o mundo laboral não correspondia a nenhuma das minhas ambições pessoais – estar ao serviço, contribuir para o bem-estar geral e sentir-me realizada com o trabalho que desenvolvia – aproveitei um episódio com potencial dramático (um despedimento coletivo) para dar um dos passos mais felizes e decisivos da minha vida: tornar-me jornalista freelancer. Com esta liberdade (um valor fundamental e de que não abro mão na minha vida) consegui conciliar o trabalho como jornalista e a vocação terapêutica, que nessa altura descobri em mim, tendo realizado diversas formações nas mais variadas áreas ao longo dos anos seguintes e até hoje.
Mais recentemente, formei-me em Terapia Transpessoal e incluo na minha prática conceitos da Escrita Terapêutica, bem como da Medicina Narrativa e Biblioterapia
Dimensão espiritual
Em todas as etapas do meu percurso, nomeadamente nos muitos anos em que trabalhei como jornalista especializada em saúde, fui reforçando uma certeza: somos também seres espirituais. Por essa razão, é imprescindível integrar esta dimensão no processo terapêutico, a par das vertentes mental/psicológica, emocional e física. Só assim teremos um vislumbre de quem somos na essência, do que busca a nossa alma, e do que necessitamos para percorrer o caminho.
- Como tal, o acompanhamento terapêutico só estará completo se incluir a dimensão espiritual, motivo que me fez enveredar pela abordagem transpessoal, que inclui práticas como a meditação, a atenção plena (mindfulness), a integração do silêncio e da auto-observação, entre outras.
O Caminho
Quem me conhece sabe que “caminho” é, talvez, a palavra que mais pronuncio e uma das que melhor me define. Sou apaixonada por viagens (durante nove meses, corri o mundo de mochila às costas), assumo-me como caminhante e reconheço-me detentora de uma infinita curiosidade – pelo mundo, pela vida e por todas as pessoas com quem tenho o privilégio de me cruzar.
- A história de quem me procura é, para mim, um templo que honro com todo o respeito, escutando-a em silêncio, em presença e sem julgamento. Só assim se acompanha. Só assim se está para o outro. Pois é na história de cada um que reside uma parte significativa da chave que tudo deslinda.
Áreas de Formação
Terapeuta Transpessoal (Escola de Desenvolvimento Transpessoal)
Diálogo de Vozes – Formação Intensiva (Escola de Desenvolvimento Transpessoal)
Facilitadora de Desenvolvimento Transpessoal (Escola de Desenvolvimento Transpessoal)
Professora de Meditação e Mindfulness para Adultos (Escola Yoga Family com chancela Yoga Alliance International e certificado pela DGERT)
Biblioterapia e Imaginário (Universidade Aberta)
Medicina Narrativa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Mini Curso de Introdução à Arte-Terapia – Arte & Emoções (Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia)
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa)
Licenciatura em Comunicação Social (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa)
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
OASIS Training – Formação de lideranças e empreendedores sociais (Instituto Elos/Fundação EDP)
Curso de Astrologia, Níveis I, II e III (Centro de Astrologia Tradicional e Moderna)
Curso de Meditação Raja Yoga (Brahma Kumaris)
Formação Reiki Usui Shiki Ryoho, Níveis I, II e III (Ankh)
Formação Reiki Usui Shiki Ryoho, Nível IIIB (Associação Portuguesa de Reiki)
Formação Específica para Terapeutas de Reiki (Associação Portuguesa de Reiki)
Formação Karuna, Níveis I e II (Associação Portuguesa de Reiki)